Do Vale Online


A preservação cultural é destaque em um novo roteiro turístico em Pomerode

Novo trajeto em Pomerode traz aos turistas e, também, moradores da cidade, a conservação da cultura na região de Testo Central, o primeiro bairro do município

1c50b3e49d4f8145d16978a03896a2e9.jpeg Foto: Petra Volkmann

Pomerode é uma cidade com grandes atrativos turísticos, devido à manutenção de sua cultura germânica, que pode ser reparada nas casas enxaimel, na gastronomia e nas tradições e costumes de quem é morador da conhecida e famosa “Cidade Mais Alemã do Brasil”.

A denominação veio em virtude da colonizão de imigrantes que vieram da região da Pomerânia, que, hoje, formam a Alemanha e Polônia. Antes de limitar o município, Pomerode fazia parte do distrito de Blumenau e muitos desses pomeranos, ficaram na região de Testo Salto, em Blumenau, até formarem Testo Central, o primeiro bairro da cidade.

E, para mostrar a relevância histórica da região para a nossa Pomerode, uma nova rota foi criada, com o intuito de mostrar as belezas e os encantos que a região de Testo Central oferece, não só para o turista, mas também, aos munícipes.

A Rota do Imigrante teve seu primeiro passeio oficial, em um sábado, dia 14 de julho. No trajeto, além de Testo Central, fazem parte os bairros Testo Salto, em Blumenau, Testo Central Alto, Ribeirão Souto, Ribeirão Luebke, Vale do Selke Grande e  Vale do Selke Pequeno.  

Por enquanto, a rota já possui dois trajetos definidos e está próxima de acrescentar mais um roteiro. Entre os passeios, está a visita ao Sítio do Opa, no Ribeirão Luebke. O percurso inclui uma volta de trator pela propriedade, que possui mais de 500m² de belezas naturais. Ainda no sítio, é feita uma visita ao Kuhstall, o Rancho do Opa, onde são contadas as histórias dos imigrantes que passaram pela região. Além disso, é servido um café rural, com receitas típicas da comunidade, tudo feito pelos donos da propriedade. O local também possui uma bela vista de Pomerode, onde pode ser visto o centro da cidade e uma parte de Blumenau. Esse, é considerado um dos principais passeios da Rota do Imigrante. O trajeto também foi nomeado como a “Rota dos Sabores Coloniais”, em função da grande presença de produtores artesanais de doces, geleias e outros, daquela região. Portanto, fazem parte do roteiro a Geleias Dunker, Conservas Danimar, Granja Schutz e Alambique Enxaimel. 

Esses passeios podem ser feitos pela empresa Volkmann, que possui todo um roteiro definido com os lugares a serem visitados, guia turístico e muita diversão a bordo, com a presença de um ator que interpreta um personagem colono, contando a história dos lugares que fazem parte da Rota do Imigrante. O primeiro tour serviu como um “teste oficial” para os organizadores e idealizadores da rota. Agora, será definido o calendário de visitação, com organização de horários para os passeios.

Mas, ele também pode ser feito de maneira autoguiada, sem necessidade de pagar pelo passeio realizado pela empresa. Mas, é necessário ficar de olho no calendário, para ter a certificação de que os pontos estarão abertos para receber o visitante. O Jornal de Pomerode irá divulgar as datas dos próximos passeios e, depois de definidas, você pode entrar em contato com a Pousada Edelweiss, através do telefone 3387-2738, para tirar dúvidas sobre as possiblidades que a Rota do Imigrante oferece.

A presidente da Rota, Cátia Manske, explica que o planejamento para a implementação do roteiro vem sendo estudado há um ano, juntamente com o Sebrae, e fala que o resgate cultural é o grande objetivo do tour.

“Nós estudamos, por praticamente um ano, toda a história dessa região. Várias histórias que ficamos sabendo nessas pesquisas, nos interessaram muito e, portanto, resolvemos fundar a Rota para trazer essa história para o próprio povo pomerodense, pois há várias curiosidades da imigração que as pessoas possam não saber ainda. E, nisso, decidimos criar a Rota do Imigrante, para difundir o resgate cultural de nossa cidade, que merece toda a manutenção de seus costumes”.



Tags:
Veja também:
Galeria de fotos: 5 fotos









Mais vistos

Publicidade

  • cc722126609d697e6323ab33b24ea4eb.jpg