Do Vale Online


Ballet Cultura de Pomerode estará presente no festival 12º Santo Ângelo em Dança

Equipe irá defender o título de melhor grupo do festival, conquista obtida no ano passado

99cd0e403218d698fb64b866eb9d7b5f.jpg Foto: Divulgação

Um dos festivais de dança mais tradicionais do Brasil, o Santo Ângelo em Dança, realizado na cidade de mesmo nome, no Rio Grande do Sul, irá receber, mais uma vez, os bailarinos do Corpo de Baile de Pomerode, que, no ano passado, foi o melhor grupo da competição.

Em 2018, o Santo Ângelo em Dança chega à sua 12ª edição e será realizado entre os dias 16 e 19 de agosto. No ano passado, o festival recebeu cerca de mil bailarinos e público de cerca de quatro mil pessoas. De acordo com a organização do evento, a expectativa é que haja um aumento nas participações neste ano.

Como já dito, um dos grupos confirmados é o Corpo de Baile de Pomerode, que contará com 28 bailarinos. O grupo irá apresentar, no 12º Santo Ângelo, em Dança oito coreografias de conjunto, quatro duos, uma coreografia em quarteto, três apresentações de trios e 16 solos. “Estamos ‘mega’ ansiosos. Ensaiamos muito, independente da premiação. Estamos indo para fazer bonito e representar muito bem a nossa cidade. Os bailarinos já estão de malas prontas e com vontade de chegar lá e arrasar”, afirma a professora, bailarina, coreógrafa e coordenadora do Ballet Cultura, Andrea Ianetta Hradec.

Para a professora, a participação em festivais é sempre válida, pois proporciona que os bailarinos conheçam novos trabalhos, recebam comentários dos jurados, o que faz com que o trabalho realizado cresça ainda mais. “Além, é claro, de podermos mostrar o que preparamos ao longo dos primeiros meses de 2018”, ressalta Andrea.

A professora do grupo destaca, também, que o festival é uma oportunidade de promover a união entre os bailarinos. “A união dos bailarinos, em viajar juntos, dormir juntos e competirem juntos, em busca de uma boa nota ou uma boa apresentação, são valores maiores do que o receber o troféu. Estamos indo para, juntos, nos unir e mostrar cada coreografia ensaiada com muito carinho. Pomerode é sempre bem recebida neste festival. Segundo a organização, somos um grupo organizado, educado e com uma ótima qualidade na técnica da dança clássica”.

Na quinta-feira, dia 16, quando começa o festival, haverá a mostra não competitiva e dança estudante. Na sexta-feira, inicia a competição, nos subgêneros solo, duo, trio e quarteto. No sábado, sobem ao palco os conjuntos e grupos. Por fim, no domingo, aqueles que obtiveram o primeiro lugar apresentam os trabalhos e concorrem a prêmios em dinheiro, que podem chegar a R$ 20 mil. No evento também haverá oficinas de dança em diversas modalidades, ministradas pelos próprios jurados. 

Falando dos jurados, grandes nomes estão escalados para o festival. Entre eles, estão Rafael Gomes, graduado no Centro de Dança Rio, membro do Balé Jovem do Rio de Janeiro e bailarino na Cia. As Palavras - Claudio Bernardo, em Bruxelas; Eduardo Amorim, bailarino da cantora Anitta; e Karine Dias, primeira bailarina do Teatro Municipal do Rio de Janeiro.

Depois do 12º Santo Ângelo em Dança, o Corpo de Baile irá se preparar para outros dois festivais. O primeiro será em outubro, para o Bento em Dança, em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul. Já no mês de novembro, o grupo segue para Jaraguá do Sul, para participar de um festival inédito.



Tags:
Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • cc722126609d697e6323ab33b24ea4eb.jpg